Em Lisboa, o "Mercado da Baixa", na Praça da Figueira


"Mercado da Baixa", na Praça da Figueira, foi um dos meus grandes achados de viagem. A Praça da Figueira fica na Baixa e é de onde partem os elétricos 12 e 25. No passado, logo após o terremoto de 1755, os feirantes começaram a se reunir nessa região, sobre as ruínas do Hospital de Todos os Santos. No século XIX, essa feira tornou-se o lugar principal onde lisboetas faziam as compras do dia-a-dia. Era tão importante que mando-se, então, construir uma estrutura em ferro, ao estilo de mercados como Convent Garden, no local. O Mercado foi inaugurada em 1885 com pompa e circunstância pelos reis D.Luis e D. Maria Pia. Mas, Salazar, em 1947, decidiu abrir a praça ao trânsito, e deu ordem para destruí-lo. Como sabemos, atualmente, os mercados estão "na modinha", desta forma já há quem pense na sua reconstrução.



Elétrico 24


Elétrico 12


Enquanto, o novo mercado não é construído, no último fim de semana de cada mês ocorre na praça um mercado de produtores portugueses. São 40 stands com alguns dos melhores produtos gourmet nacionais e artesanatos. Há roupas, sapatos, bolsas, bijuterias, queijos, enchidos, castanhas, doces, vinhos, sangrias, e muito mais.




Há stands com produtos típicos de diversas regiões do país.






Como eu falei, eu o descobri ao acaso, mas amei transitar entre os stands. E, não só transitar, porque comi e bebi muito vinho... Foi uma tarde bem agradável. Super recomendo caso visite Lisboa no fim do mês.

Acontece de quinta a domingo das 10 às 22 horas, exceto no domingo, quando acaba às 21 horas.

Aquele abraço!!

Comentários