Lisboa: passo à passo uma manhã no bairro da Graca
Ao redor do Castelo de São Jorge e com dois dos melhores miradouros de Lisboa - o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen
(Graça) e o Miradouro da Senhora do Monte, Graça - é um bairro cheio de... graça!! E, agora, vou dividir com vocês um roteiro de uma manhã por essas ruas tão graciosas. Idealmente, esse passeio deve ser feito aos sábados ou nas terças-feiras que são os dias que rolam a Feira da Ladra.
O dia deve começar cerca de 8:30h na Praça Martim Moniz onde você vai embarcar no famoso Eléctrico 28. Sim, a ideia é chegar cedinho para evitar-se grandes filas.
Desça na R. Graça, e siga as indicações até chegar no Miradouro da Senhora do Monte que mostrei neste post.
Depois siga a pé (cerca de 5 minutos) até o miradouro, a igreja e convento da Graça.
Mais 10 minutos, e chega-se ao Largo de São Vicente. Aproveite para visitar a Igreja de São Vicente de Fora que foi fundada por D. Afonso Henriques em 1147, depois da conquista da cidade dos mouros. Entretanto, a atual configuração foi feita a mando de Filipe I (II de Espanha) em 1582. Com o objetivo de tornar o edifício um pouco menos “espanhol”, novas obras foram realizadas desde o reinado de D. Pedro II (século XVII) até o reinado de D. João V (século XVIII).
Próxima parada: Campo de Santa Clara, onde o destaque é o edifício nº 125 com um fantástico revestimento azulejar atribuído ao famoso pintor de azulejo Luís Ferreira ou “Ferreira das Tabuletas”.
No seu entorno é que se instala desde 1882 a Feira da Ladra. Ela iniciou-se no no século XIII e passou por vários lugares da cidade (o Castelo, Praça da Alegria, entre outros).
Trata-se de uma feira, basicamente, de antiguidades, artes, e artesanato. Confesso que não achei nada de legal, mas no Campo há diversos antiquários muito bons.
Horário: terça e sábado, das 8 às 16h.
Aproveite que está na região para descansar um pouco no Jardim Botto Machado, antes de visitar o Panteão Nacional (detalhes neste post).
Antes, ou depois, de conhecer o Panteão, passeie no seu entorno, pois é uma região muito bonita e tipicamente lusa. Sobretudo, a Travessa Paraíso.
Retorne, e siga a rua em frente a Igreja de São Vicente de Fora que é cheia de lojas de arte e suvenires muito bacanas.
Ao fim da rua, encontra-se as escadinhas do Beco dos Loios. Desça o beco, na saída vire à direita, depois contorne para a esquerda, pela rua de São Tomé. Logo à direita, suba a Rua dos Cegos. Antes, pare para apreciar o Jardim das Pichas Murchas (R. São Tomé 10), onde os idosos se reúnem para jogar cartas.
Na Rua de São Tomé, junto à Calçada do Menino de Deus, encontra-se o Monumento a Amália Rodrigues, obra de Vhils.
Entre no Pátio de Dom Fradique, que mostrei aqui. Atravesse o túnel e o Palácio de Belmonte, na saída à direita já verá as muralhas do castelo. Siga a Rua do Chão de Féria e no fim da mesma, à direita terá a entrada para o Castelo de São Jorge.
Aproveite para passear no entorno do castelo, e para conhecer o 28 Café (detalhes aqui).
Castelo de São Jorge. Abre de Março à Outubro das 9-21h; de Novembro à Fevereiro das 9-18h. Entrada: €8,50/€6,50 com o Lisboa Card.
Pois bem, já será hora do almoço. Siga pela R. Bartolomeu de Gusmão e pela R. Bartolomeu de Gusmão. Aproveite para ver:
- A loja Artes&Etc (R. Bartolomeu de Gusmão 18), com artesanato tradicional português e produtos gourmet que chegam desde Viana do Castelo, Serra da Estrela, e até Caldas da Rainha.
- A Silva e Feijoo (R. Bartolomeu de Gusmão 4) com azeites premiados, vinhos do Porto, queijos, licores, a curiosa sardinha doce de Trancoso, etc.
Na R. do Milagre de Santo António 14, pare para admirar os painéis de azulejos do século XX que representam o “Milagre dos Peixes”, o “Milagre da Bilha” , e o “Milagre da Mula”.
Vá até a Calçada do Marquês de Tancos, e almoce no Restaurante ZamBeZe (detalhes aqui). Alias, mesmo que resolva almoçar em outro lugar, vá até esse belo mirante.
À tarde, siga o tour por Alfama.
Bem, fico por aqui. Qualquer dúvida deixe um recadinho.
No mapa, veja o tour Alfama 1 e Castelo almoço.
Abraços!!

















Comentários
Postar um comentário