A Série Lugares Secretos que Indico vai ao Largo do Intendente Pina Manique. em Lisboa


Toda cidade tem uma região que passou por gentrificação. Ou seja, era uma região sem graça, cheia de prostitutas e até traficantes, e que passa por uma revitalização, atrai artistas e jovens alternativos, e se torna um novo point hipster. Em Lisboa, essa região é o Largo do Intendente Pina Manique, na freguesia de Arroios.




No entorno do largo, há cafés, hotéis, lojas, e diversos lugares interessantes que, desde cerca 2011, começaram a atrair turistas. E, lá fui eu conhecê-lo.

Destaco alguns lugares que merecem a visita:

Em um lindo prédio restaurado de fachada azul, o LARGO Residências (Largo do Intendente Pina Manique 22). Um hostel, hotel, residência artística, café, e loja de bicicleta num imóvel que pertencia ao espólio da fábrica de azulejos Viúva Lamego.

A própria fábrica Viúva Lamego que tem sido responsável por inúmeras obras de azulejos espalhadas por Lisboa e pelo país, desde 1849. O edifício do Largo do Intendente é um dos mais curiosos da cidade, com uma fachada completamente coberta de azulejos coloridos. Abre de segunda à sexta das 10-19h.





Ao lado fica a A Vida Portuguesa onde encontra-se tudo o que for português, com história, bem feito e com qualidade. Há louças de Bordalo Pinheiro, pasta de dentes Couto, os Lápis Viarco, o limpa metais Coração, os sabonetes da Ach Brito, doces regionais, vinhos, e muito mais. Enfim, quase uma atração turística, onde se pode passar quase uma hora, desde que se deixe o cartão de crédito no hotel. Abre diariamente das 10:30-19:30h.
















Casa Independente, um casarão antigo que foi a Casa da Comarca de Figueiró dos Vinhos, e, em 2012, foi reformada, Hoje, funciona como associação cultural, salão de dança, bar e restaurante. Um lugar bacana para tomar um drinque no quintal dos fundos ou cair na pista no salão da frente. Desde 2016, há também o Andar de Cima, como lhe chamaram, que funciona como bar e sala de espetáculos.

O largo, atualmente, é muito visitado por aqueles que desejam um brunch a bons preços. As melhores opções são:

O das Joanas, onde tomei um delicioso café da manhã, e onde há opção de brunch diariamente. Abre segunda, quarta, quinta e domingo das 10-21h; sexta e sábado das 10 à meia-noite.






Tiles Café (R. Palma 312) que, também, serve brunch diariamente. Abre das 9-24h.

O super fofo espaço luso-francês, Josephine Bistrô-Bar onde, além do brunch, há Happy hours animados.

Vale à pena, ainda, para quem gosta de décor conhecer a interessantíssima Retrox Vintage Shop (Rua dos Anjos 4C). Abre de segunda a quinta das 11-19h; sexta e sábado das 12-20h; e aos domingos das 12-19h.

Por fim, na esquina da Avenida do Almirante Reis com Largo do Intendente, há o 1908 Lisboa Hotel. Um edifício, obra do arquitecto revivalista Adãe Bermudes, que data 1908, quando recebeu o Prêmio Valmor. Com ambas as fachadas revestidas de azulejos policromáticos preenchidos por pavões e motivos florais, e uma malha sinuosa do ferro forjado, é um belo exemplo de Arte Nova.









Em resumo, um lugar muito legal de se visitar a qualquer hora do dia ou da noite.

Bom domingo!!

Comentários