Simone SUPER Indica: Ibn Errik Rex (Reis Nobre Bar)
Atualmente, Portugal e ginjinha são quase sinônimos. Digo isso porque em quase todo país há bares que vendem o famoso liquor. De norte a sul, vê-se os turistas a experimentá-la em copinhos de chocolate. Mas, você sabia que a ginja só se espalhou pelo país em 1990? Pois, é. E, para quem não sabe, ela surgiu em Óbidos, no que hoje é o bar Ibn Errik Rex. No passado, um tal senhor Montez tinha um antiquário neste local. Montez era uma "figura", e conta a lenda que seus artigos eram de origem muito duvidosa. Por exemplo, contam que enterrava espadas para depois vendê-las como sendo de D. Afonso Henriques. Tem mais. Contam uma história hilária: certa vez ele encontrou duas caveiras em seu quintal, e as colocou para vender. Quando um cliente lhe perguntou de quem era a maior, Montez disse que era de Napoleão. E a pequena? "De Napoleão em criança", respondeu. Vamos combinar que o cara sabia vender... Nessa linha de esperteza, ele "inventou" e resolveu servir a ginjinha aos seus clientes. E, a coisa cresceu...
A ginja é uma espécie de liquor de fácil fabricação Coloca-se a fruta (a ginja) dentro da aguardente e acrescenta-se um pouco de açúcar. Contudo, o processo é um pouco demorado, já que a ginja é colhida em junho e fica armazenada em garrafas de vidro ao sol, só sendo consumida a partir de outubro ou novembro. Blá, blá, blá à parte, é uma delícia!!
Em 1975, a família Nobre comprou o antiquário, e pouco a pouco ele se tornou apenas um bar. E, que bar, galera!!! Com temática medieval e ambiente escurinho, há espadas, escudos, espingardas, diversos desenhos, e muitas garrafas. Garrafas (cheias) inclusive penduradas no teto. Maneiríssimo!!
O bar fica cheio o dia todo, todavia à noite o ambiente é mais agradável. A galera se senta em suas mesas rusticas e a diversão rola solta. Excelente parada para um saideira.
Ele fica no fim da Rua Direita (100). Abre diariamente das 10-02h.
Na minha opinião, esse bar é uma das grandes atrações de Óbidos. Perde, não...
Abraços!!
PS: apesar de tanta história em torno do bar, os preços são super justos. Então, aproveite para comprar umas garrafas de ginja. Digo isso, porque foi no Rei Nobre Bar que encontrei uma das melhores de Portugal.
Comentários
Postar um comentário