Vivendoo uma noite de princesa medieval: jantar no Castelo de Óbidos
Quem acompanha o blog sabe que sou louca por cidades medievais, e também sabe que a minha preferida é Cesky Krumlov, na Republica Tcheca. Todavia, vou confessar que Óbidos fica em segundo lugar, bem coladinha com a líder.
Óbidos é tão legal que tem uma loja onde se podem alugar roupas medievais para se passear na cidade. E, tem, claro, um castelo. Castelo esse em estilos românico, gótico, manuelino, e barroco, com duas zonas principais: a do castelejo e o bairro intramuros. Esse espaço do castelejo foi requalificado, em 1948-1950, como Pousada do Castelo, hoje um hotel do Grupo Pestana.
O local do castelo e da vila de Óbidos já era habitado desde a época pré-histórica. E foi motivo de muitas disputas, dado todo acesso à Costa Atlântica da da Península Ibérica. Houve ocupação por Lusitanos (Século IV a.C.), Romanos (século I), Visigodos (séculos V a VI), e Muçulmanos (Século VIII), atribuindo-se a estes últimos a fortificação, como se constata pela observação de trechos da muralha, com características mouriscas. Durante a Reconquista cristã da Península, as forças do rei D. Afonso Henriques encontraram grande resistência para tomar a vila e seu castelo, tendo a "queda" ocorrido em 1148.
Anos mais tarde, a vila e o castelo foram doadas como presente de casamento por D. Dinis à rainha Santa Isabel, durante as núpcias ali passadas. Dessa feita, a vila passou a integrar o dote de todas as rainhas de Portugal até 1834. Bem, eu não me tornei rainha, de forma que não poderia ganhar o castelo, mas poderia ao menos jantar nele. E, foi o que eu fiz. Já adianto que o atendimento é tão eficaz e simpático, que sim, me senti uma rainha.
Ambiente elegante, com toques medievais.
No banheiro
A comida, e os vinhos, da carta também são dignos da realeza. Escolhi um joelho de porco que estava maraaavilhoso! E, foi bem interessante fazer uma comparação dos sabores deste prato na França, Portugal, e Alemanha.
O restaurante tem como base a culinária regional, e o forte são os vinhos da região central de Portugal. Há, uma área fechada e uma aberta com belas vistas. E, no Verão, quem preferir pode desfrutar as vistas do bar da pousada.
Horário de Funcionamento: das 13 às 15h e das 19:30 às 22h (6ª e sábado das 19:30 às 22:30h).
Espere pagar cerca de 50 euros/pessoa (com bebida alcoólica), e faça reserva prévia, sobretudo para almoço.
Em frete a pousada há uma espécie de mirante com lindas vistas da vila de Óbidos. Passe lá mesmo que não vá ao restaurante/bar da pousada.
Até logo!

Comentários
Postar um comentário