A Série Lugares Secretos que Indico apresenta o Comboio Histórico do Douro
Olá!! Como vocês já perceberam pelo título hoje não vou indicar um lugar e sim um passeio. E, que passeio!! O melhor, e mais típico, que Portugal tem a oferecer.
O Comboio Histórico do Douro, que é administrado pela CP, é uma locomotiva a vapor, construída em 1925 pela Henschel & Son, com 5 carruagens históricas de madeira que foi recentemente restaurada e voltou a operar. Sendo assim, como era de se esperar, havia muito mais portugueses do que turistas fazendo esse programa, no dia em o fiz. A frequência era de jovens, idosos, crianças, grupos de amigos bebendo, casais... Em comum, muita animação.
A locomotiva vai beirando o Douro, o que nos garante um visual deslumbrante. Ela parte de Régua, para na belíssima estação de Pinhão de onde segue até Tua, para então retornar.
A partida de Régua se dá às 15:20h, e já aí começa a apresentação do grupo de cantores tradicionais da região. Aí embarcamos e damos adeus a galera que se amontoa no entorno da locomotiva. Já no interior, recebemos uma taça de vinho do Porto Ferreira e, quase literalmente, voltamos no tempo.
As passagens são absolutamente deslumbrantes, e vale muito a pena se aboletar entre um vagão e outro para curtir o ventinho no rosto, além de ver o vapor que a locomotiva vai deixando no ar.
A primeira parada é na estação de Pinhão, com seu belíssimos mosaicos de azulejo. Mas, nesse momento, a grande sensação é o o abastecimento da locomotiva.
De volta ao vagão, segue-se até a estação de Tua. E, destaco que esse é a parte mais interessante das paisagens, que ficam mais agrestes e rochosas. Em Tua, há uma parada de cerca de 40 minutos, e podemos curtir uma pequena mostra de produtos regionais. Nem preciso dizer que comprei vários embutidos, já que os preços são excelentes, tal qual a qualidade. Essa parada também é uma boa oportunidade de se ir ao banheiro.
Me fez lembrar a Toscana.
No retorno, recebemos um saquinho com os tradicionais rebuçados da Régua, uma especie de bala que leva limão e é deliciosa. Novamente paramos no Pinhão, que estava abarrotado de curiosos. Há então uma apresentação animadíssima do grupo, que foi acompanhada até de "trenzinho" da galera.
Prosseguimos até Régua ao deslumbrante pôr do sol sobre as vinhas das mais tradicionais, e famosas, Quintas do Douro. A chegada, é as 18:32h. Parece, muito tempo de passeio, mas você não o sente passar, nesse retorno ao passado. Todavia, pode-se fazer apenas um dos trechos.
A Quinta da Sanderman
Bem, gente, acho que deu para perceber que é um passeio divertido e lindo, portando inquestionavelmente imperdível. Paga-se 42,50€/adulto. O comboio funciona apenas aos sábados e domingos de Junho ao fim de Outubro, além de às quartas no mês de Agosto. Desta forma, preste a atenção, e programe direitinho a sua viagem para não perder o Comboio Histórico.
Grande abraço!!


Comentários
Postar um comentário