Zé Manel dos Ossos, em Coimbra: o melhor feijão que já comi na vida
Eu sou brasileira, e uma brasileira dizer que o melhor feijão que já comeu foi em Portugal é no minimo espantoso. Pois, é a mais pura verdade. Dito isso, vocês podem imaginar a qualidade das refeições nesta tasca tipicamente lusitana.
O Zé Manel dos Ossos é, com razão, uma instituição em Coimbra, quase, quase um atração turística. Mas, não espere encontrar apenas turista por lá. E, isso é uma das coisas mais legais do restaurante. Por lá, Mario, o dono nos recebe, e serve pessoalmente. Enquanto, isso recebe, serve, e conversa com seus conterrâneos. Na minha visita, na mesa ao lado, estava um gerente de banco, um médico, um comerciante e um advogado. Entre copos de vinhos e muiita comida, a piada e a fofoca rolaram soltas. Achei curioso, que eles nem faziam pedidos, Mário entregava um prato para cada um, que eventualmente os compartilhavam. Amei, observar toda essa tradição dos locais.
A tasca em si é minuscula, deve ter umas 5 mesas, portanto, como não aceitam reservas, o segredo é chegar tipo meia hora antes de abrir (12:30 às 15h; e das 19:30 às 22h). Sua decoração é fantástica, cheia de entulhos: fotos, desenhos, objetos da primeira guerra, etc. Sua paredes são repletas de pedaços de guardanapo com recadinhos dos clientes. O maior barato!!
Mas, vamos a comida... Divina! Há Feijoada de Javali, Barriguinhas de porco, peixes de rio e costelinhas grelhadas na brasa, e claro, os famosos Ossos (de porco, cozidos e muito temperados). Pedi uma espécie de carre de porco (que amo)... Deus, comi com vontade de me ajoelhar ao pés do Mário. E, bebi um tanto também.
De entrada, também, comi um bom Queijo da Serra
Tudo muito fresco
Definitivamente, uma refeição da qual nunca me esquecerei.
Endereço: fica próximo ao Largo da Portagem, no Beco do Forno 12.
Uma curiosidade: fui ao banheiro em um restaurante mais elegante e reservado ao lado, por indicação do Mário. Parecia uma especie de clube privado. Deve ser do mesmo dono, mas não aberto ao publico em geral.
Enfim, gente, apesar de ter ido a um ou outro restaurante de Chefs badalados, posso afirmar que em Portugal se come bem mesmo'é neste tipo de tasca. E, o melhor, se paga quase nada. Minha conta aqui foi cerca de 20 euros.
Super, mega indicado!!
Abraços!!
Comentários
Postar um comentário