Porto: um passeio à Foz do Douro


Oi, gente, hoje, vamos conversar sobre um dos melhores passeios a se fazer no Porto. Um voltinha até a freguesia da Foz do Douro, onde o rio e o mar se encontram.


Boa parte da diversão já começa no meio de transporte. No Infante, em frente a belíssima Igreja Monumento de São Francisco, vamos embarcar no histórico elétrico 1 até o Passeio Alegre. Ele sai a cada meia hora e vai beirando o Douro em um agradável percurso de cerca de 25 minutos. No caminho, passamos por diversas atrações como a Igreja Matriz de Massarelos com seu lindo painel de azulejos com a figura do Infante D. Henrique, o Museu do Vinho do Porto, e o Museu do Carro Elétrico. Veja os horários do elétrico aqui.




















Sugiro que façam esse passeio na hora do almoço, pois Foz tem vários restaurantes super recomendados, como a Casa de Pasto das Palmeiras (detalhes aqui), o hipster Pisca para tapas, a Casa Vasco, o trendy Restaurante Cafeína, e para um brunch ou almoço leve a incontornável Mercearia do Miguel.








Depois do almoço, explore um pouquinho o Jardim do Passeio Alegre, onde destacam-se: os dois obeliscos que marcam a sua entrada, o chafariz oriundo do antigo Convento de S Francisco, e o "chalet" de 1874. Não deixe de entrar no banheiro, de 1910, com azulejos Arte Nova e louça inglesa original. Chique, meu bem!!


























Seguindo o calçadão, vemos vários pescadores e o Farol de Felgueiras ao longe. Na altura da Praia do Carneiro, a direita, podemos ver a Fortaleza de São João da Foz. Ela começou a ser construída em 1570, e hoje é a sede do Instituto de Defesa Nacional.














Esse é o ponto de encontro do Douro com o mar, e aqui podemos ver os famosos faróis da Barra do Douro.










Deste ponto em diante vou lhes narrar o roteiro planejei, mas não fiz porque começou a chover...














Quem segue, chega a Esplanada dos Ingleses, onde deve fazer uma pausa na Confeitaria da Foz, onde, além de belas vistas, pode comer sobremesas tradicionais. Endereço: Rua da Sra. da Luz 363. A próxima parada é na Concept Store dedicada ao lifestyle, a 66 Avenida Brasil. Nela há o Café Loungue onde se pode desfrutar de um brunch aos domingos.


De volta ao calçadão, curta a Praia da Luz e siga até a Vindega ( Av. do Brasil 278), para descansar as pernocas, tomar um vinhozinho, e provar os petiscos do Chef Pedro Nunes. Querendo-se, pode-se adquirir umas garrafas, pois a loja oferece muitas marcas nacionais e internacionais.


Agora, passeie na Pérgula da Foz com suas colunas amarela que foram construídas em 1930, e fica na Praia do Molhe. Antes de retornar, pare no The BIRD (Rua da Agra, abre das 11-20h) que pertence à famosa Rota do Chá. Sua decoração é o maior barato e dizem que os bolos são ótimos.


Para fazer todo esse passeio com calma, reservem 2 horas, sem contar com o almoço. E para voltar peguem o excelente, e de dois andares, ônibus 500 (direção Praça da Liberdade) que passa com muita frequência.


No mapa abaixo localizações, inclusive de embarque/desembarque dos transportes e percurso passo a passo:




Abraços!!

Comentários