Dois ótimos restaurantes para se deliciar com a culinária polonesa na Cracovia


A comida no Leste Europeu não é tão rebuscada como a francesa, nem tão inventiva como a espanhola, tão pouco tão. boa como a portuguesa. Ela na verdade é pesada e calórica, como mandam as baixíssimas temperaturas. É, é sim bastante gostosinha. Para aprecia-la, basta ir aos lugares certos.

Hoje, vou lhes dar a dica de dois super restaurantes na Cracóvia. O primeiro é elegante e servem pratos mais elaborados. O segundo, faz o estilo casa da vovó, e a comida é super caseira. Em ambos, fiz excelentes refeições.


Vou começar falando do Pod Nosem que fica pertinho do castelo. Não tinha planejado comer nele, mas depois de conhecer o complexo, bateu àquela fome. Aliás, com temperaturas abaixo de menos 10 graus, a fome bate a todo momento. Seria fome ou vontade de se esconder em um lugar quentinho? Não importa, na Polônia, sempre abra os trabalhos com suas excelentes vodcas. E, o Pod Nosem tem uma vasta oferta delas. Para acompanhar, vá de caviar. Mas, caviar é caro, certo? Sim, mas a moeda polonesa é quase 1:1 com o Real, então porque não aproveitar a oportunidade? 




Tapeçarias régias, assentos bordados, louça fina... Que ambiente para se aconchegar enquanto a neve cai lá fora!! Coisas que só o Velho Continente nos proporcionam!







O Chef do Pod Nosem é Przemyslaw Bilski que já trabalhou nos estrelados Zafferano e Locanda Locatelli, em Londres. Da sua cozinha saem pratos criativos, um misto de culinária polonesa com um toque internacional, que mudam toda semana. O diferencial? Os produtos usados são fresquíssimos.

Surpresinha do Chef




Meu maravilhoso 
salmão!



Endereço: ul. Kanonicza 22. Essa é a linda rua que fica embaixo do Castelo Wawel. Aliás, Pod Nosem significa "sob o nariz". Abre diariamente das 12-22 horas.






O Museu da Arquidiocese, na casa onde um dia morou o Papa João Paulo II ainda jovem.




O segundo restaurante que indico neste post é o Restauracja Jarema que fica na plac Jana Matejki, próximo à estação de trem e ao Barbacã de Cracóvia, na dita Rota Real.




Aqui, a decoração é rústica, cheia de troféus de caça nas paredes. Outro ambiente super acolhedor com lareira e tudo.




A Chef Elżbieta Walczyk oferece pratos típicos da culinária polonesa, lituana e Kresy, uma área da Polônia Oriental. As receitas usadas foram passadas de geração em geração. De entrada, comi uma sopa de cogumelos com noodles. O prato principal foi carne com batata estufada. Tudinho extremamente saboroso.






Endereço: plac Jana Matejki 5.


Abre diariamente das 12-22 horas. À noite, ha música, piano e violino, ao vivo.


Pessoal, aproveitem as dicas e voltem de viajem como eu, 3 quilinhos a mais! 😩😩😩


 


Aquele abraço!!

Comentários