#MuseumWeek 2018:: Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra


Ah, a doce Coimbra!! Essa é uma cidade que encanta pela luz, pela alegria e descontração, pela comida, pela bebida, e pela música. E, por falar em música, leiam o post ao som de Amália Rodrigues.




Gostei tanto da vibe de Coimbra que estou pensando em passar uma temporada estudando por lá. Mas, além de cheia de vida, Coimbra tem atrações turísticas típicas. Umas mais exploradas, como a visita a Universidade, e outra menos, como o Museu Nacional de Machado de Castro. E será sobre e
le este post para Museu Week 2018.


Pórtico do antigo Paço Episcopal


Localizado no Largo Dr. José Rodrigues, seu nome é uma homenagem ao escultor conimbricense Machado de Castro. Com um vasto espólio que inclui esculturas, pinturas, itens decorativos e arqueológicos, ele é um dos mais importantes museus de Belas Artes de Portugal.






O museu é formado por três unidades interligadas:


  • O criptopórtico romano, datado de meados do séc. I, que foi a sede da vida política, administrativa e religiosa de Aeminium, a Coimbra romana. Hoje é parte do percurso de visita ao museu e constitui um dos seus mais importantes atrativos.
  • antigo Paço Episcopal, que data dos séculos XI ou XII (tempo do qual subsiste a antiga porta em arco coroada de ameias), desde 1910, é classificado como Monumento Nacional. Acolhe parte significativa do acervo, salas de multimídia e exposições temporárias, uma loja/livraria, etc.
  • edifício novo, inaugurado em 2012, foi projetado por Gonçalo Byrne e articula-se com o criptopórtico e com os espaços do antigo Paço Episcopal. Acolhe grande parte da coleção do museu (escultura, pintura, ourivesaria, etc.), incluindo ainda novas zonas de entrada e uma cafetaria/restaurante com varanda exterior.

A visita começa no criptopórtico, o local onde ficava o Fórum de Aeminium, e depois, nos andares seguintes há uma enorme coleção de arte que conta a história da cidade. Essa coleção inclui esculturas do século XI ao século XVIII. E, pinturas portuguesas entre o século XV e o século XX, além de um núcleo de pinturas flamengas do século XVI.

Maquete da estrutura



Mas o que é um criptopórtico? É uma espécie de alicerce, usado na arquitetura romana, que podia ser ou não totalmente subterrâneo. Esse tem dois pavimentos, já que o fórum ficava na encosta do morro, e assim se compensava o desnível do terreno.




Suas galerias abobadadas geralmente eram usadas como silos para armazenar alimentos.





Diversos achados arqueológicos do período romano estão em exposição nas suas galerias como: lápides, marcos miliários (colunas usadas para marcar as distâncias), capitéis, e esculturas, como o retrato de Agripina (mãe de Calígula).




Retrato de Trajano, do século I- II






seguir, chega-se aos restos de um claustro do século XI, que pertencia à vizinha Igreja de São João da Almedina.





Cavaleiro medieval, do século XIV, esculpido pelo Mestre Pero para o túmulo de Domingos Joanes, que serviu ao rei  D. Afonso Henriques.



A coleção de esculturas do MNMC com estátuas de santos e painéis de cenas religiosas. A maioria em pedra de ançã, presente nas pedreiras próximas a Coimbra e fácil de esculpir.




Pietá de Frei Cipriano da Cruz (1685-90)





Anjo Heráldico de Diogo Pires-o-Moço, c. 1518













Deposição de Cristo no túmulo de João de Ruão, 1535-40



As vistas das janelas são lindas!!


Há, também, pinturas (com destaque para o Tríptico da Paixão de Cristo de Quentin Metsys), tapeçarias, peças de mobiliário, e uma grande coleção de joias.



Da janela




A Custódia do Sacramento, com 1,62 metro de altura.







Da janela






Endereço: Largo Dr. José Rodrigues, entre a Sé velha e a Universidade.

Horário: de quarta a domingo, das 10 às 18h/terça, das 14 às 18h/segunda, fechado.

Preço: Visita completa: €6. Só o criptopórtico €3.

Complete esse passeio encantador com o almoço no restaurante Loggia. Ele fica no prédio novo do museu e tem uma vista maravilhosa! O buffet, com vinho e tudo, custa 10. Tudo muito gostoso.






Mas, quem for no museu à tarde, pode pedir um drinque e curtir o pôr do sol no terraço desse bar panorâmico. Show!!



Horário: terça-feira das 10 às 18h/de quarta a sábado, das 10 às 22:30h/domingo das 10 às 18h.


Abração, pessoal!!

Comentários