Castelo, teleférico e passeio de barco: a Romantik Trip no Vale do Reno


Olá!! Como eu falei para vocês neste post, existe um passeio delicioso para se fazer no Vale do Reno. Vem comigo que conto os detalhes do tour que liga Rüdesheim à Assmannshausen, com direito a um passeio de barco e a visita a um castelo...


O passeio começa no de teleférico (Seilbahn) de Rüdesheim, localizado na Oberstraße ao lado da Käthe Wohlfahrt. Esse teleférico nos leva até o Niederwalddenkmal. E, há a opção de alguns tipos de tickets:





  • Round Trip (ida e volta) - 7 euros
  • Single Ride - 5 euros
  • Combination Trip to Assmannshausen (teleférico das duas cidades) - 7,50 euros
  • Ring-Trip with Rhine cruise (dois teleféricos + volta de barco para Rüdesheim) - 13 euros
  • Romantik Trip - 16 euros

Eu escolhi a Romantik Trip e sobre ela falarei. O passeio de teleférico dura 15 minutos, e nos oferece lindas vistas do Vale do Reno. E, para tornar esse passeio mais romântico, pode-se ainda comprar um copo de vinho para a viagem.


















Ao sair do teleférico, se vê um belo mirante no topo do Niederwald., onde há um café e o Niederwaldtem (Pavilhão Niederwald). O Niederwaldtem  é um monópteros que foi construído por Karl Maximilian Graf von Ostein em 1790. E, por lá passaram muitos pensadores durante a era romântica do século XVIII, tais como: Brentano, Beethoven e Goethe. Ele foi destruído por bombardeiros aliados em novembro de 1944, e reconstruído em 2006.








A frente se encontra o Niederwalddenkmal, um dos mais importantes monumentos alemães do século XIX. Encomendado pelo Kaiser Wilhelm I, esculpido por Johannes Schilling, e projetado pelo arquiteto Karl Weißbach, levou 6 anos para ser construído. Seu design contém várias alusões históricas e simbolismo em referência à união da Alemanha. Conhecida como Germânia, a coroa de flores de carvalho que adorna sua cabeça representa a vitória, enquanto a águia imperial gravada em seu peitoral simboliza força e coragem. Outros  detalhes: ela está olhando para o leste na direção do Rheingau e apresentando a coroa imperial à nação alemã, representam honra e ressurreição. Abaixo dela, na base da estátua, encontrara-se o brasão de armas dos 25 estados que foram unidos sob o Império Alemão em 1871.




O Niederwalddenkmal fica no parque Landschaftspark Niederwald. Caminhando à direita da estátua, chegamos ao pelo RingTicket-Weg, uma trilha que leva ao Jagdschloss. Essa trilha pode ser feita em 60-90 minutos e é bem sinalizada.





O Eremitage é a primeira parada. Construído em 1773, essas ruínas originalmente tinha uma capela, cozinha e sala de estar. Uma cruz de madeira adorna a frente do prédio, bem como há uma caveira no altar da capela. Estes foram colocados para servir como um lembrete de como a vida é efêmera e para incentivar os visitantes a refletir sobre si mesmos e suas escolhas.




De volta a trilha, chega-se ao mirante Nahe Blick, com uma vista deslumbrante de Bingen am Rhein, do rio Nahe, da Ponte Drusus, da Torre Mäuseturm, e das ruínas do Burg Ehrenfels.


Logo a frente está a Ruína Rossel que foi construída em 1774 pelo Conde von Ostein. Essa torre neo-gótica é um dos edifícios mais antigos de seu tipo na área, já que sobreviveu as 2 Guerras Mundiais.






Ao virar a esquina, encontra-se o Rittersaal. Em 1792, Ostein construiu um penhasco aqui influenciado pelos desenhos de François Ignace Mangin, o arquiteto francês que projetou o Castelo de Monaise, em Trier, e o Palácio Eleitoral de Koblenz. Esta casa era minúscula, como se pode vislumbrar a partir do esboço da fundação, que é tudo o que resta hoje.

A partir daqui, pode-se ver o Loch Binger, a curva do rio Reno, que tornou perigosa a navegação de volta no dia. Depois de explodir repetidamente o leito do rio de 1690-74, a largura foi aumentada para os 120m que é hoje, facilitando a navegação dos navios de comércio.


Próximo está a Caverna Mágica (Zauberhöhle) que foi construída em torno de 1790. Um túnel, de cerca de 60m, leva até cabana mágica, um espaço cheio de luz para simbolizar conhecimento ou insight.


Andando mais 5 minutos, chega-se ao Jagdschloss Neiderwald, o antigo pavilhão de caça dos duques de Nassau. Agora, é um castelo-hotel muito atraente e um restaurante com vista panorâmica.


Fim da trilha e início do próximo segmento da Romantik Trip...


Agora é hora de embarcar no outro teleférico que nos leva até Assmannshausen, a romântica vila cuja existência foi documentada pela primeira vez em 1108. Mas, atenção aos horários, espere encontrar filas de embarque de cerca de 30-40 minutos (sobretudo no FDS).

Esse teleférico é um pouco mais lento do que o anterior, mas não rola tédio. O visual das colinas, e seus vinhedos, e do Reno é espetacular!














Na fofa Assmannshausen, a tradição do vinho tinto remota a sua fundação e o requintado Assmannshäuser Spätburgunder é o grande destaque. Isso sem falar que esta é a maior área para Pinot Noir da Alemanha. Portanto, a minha dica é que desfrutem da cidade antes da próxima etapa do tour.


Para quem quiser almoçar, a minha dica é o Restaurant Zum Anker.






A próxima aventura do dia é um passeio de barco no Reno com a companhia Rössler. Os barcos partem em horários fixos, portanto fiquem atentos. Nos dias de semana, o último embarque que leva até o Castelo Rheinstein, e depois vai para Rüdesheim, parte às 14:15 horas. Nos fins de semana, o ultimo parte às 16h. Assim, sugiro que comecem esse passeio, no teleférico de Rüdesheim, às 11h nos dias de semana ou às 13h nos FDS. O embarque se dá em frente ao Hotel Krone, na ponte 2 do pier.



Da ponte 3 do pier sai o barco que passa pela Mäuseturm, peloo Castelo de Ehrenfels e retorna a Rüdesheim. Esse é o trajeto que está incluído no Ring-Trip.















Nosso barco nos leva, em 15 minutos, até o castelo cujos detalhes vocês podem ver aqui.










Quem embarcou em Assmannshausen às 16h vai retornar às 17:50h. O trajeto de volta a Rüdesheim é super animado. Rola música e há bons vinhos a venda no barco. Em 50 minutos de passeio, passamos por vinhedos, pelo Mäuseturm e pela bela cidade Bingen. Dos autos falantes, ouvimos diversas infernações sobre as atrações à beira do Reno.














Bingen





































Uma experiência deliciosa que vocês não podem perder...

Abraços!!

Comentários