Visitando o Germanisches Nationalmuseum (Museu Nacional Germânico) em Nuremberg


Nuremberg é uma cidade incrível, com arquitetura medieval e muita história, isso sem falar em GoHo, o bairro hipster. São atrações que não acabam mais, a maioria absoluta delas incluída no Nuremberg Card. E dentre estas atracões, uma imperdível é o Museu Nacional Germânico, afinal uma cidade incrível tinha mesmo que ter um museu incrível.


Germanisches Nationalmuseum, fundado em 1852, abriga o maior acervo do pais de itens relacionados à cultura e arte alemãs. A coleção, de cerca de 1,3 milhões de objetos (incluindo as coleções da biblioteca e do Departamento de Impressões e Desenhos), se estende desde os tempos pré-históricos até os dias atuais.





O Museu Germanisches, como foi nomeado inicialmente, foi fundado por um grupo de indivíduos liderados pelo barão da Francônia Hans von und zu Aufsess, cujo objetivo era montar um "compêndio bem ordenado de todas as fontes disponíveis para a história, literatura e arte". E, conseguiram... 


Mas, o museu é também uma instituição de pesquisa e ensino de posição internacional, cujo trabalho é guiado pelo princípio do respeito por todas as culturas, de modo que todos os seres humanos possam entender o que o museu comunica, independente de sua educação e crenças religiosas.

Ele constitui um monumento arquitetônico em si, pois consiste em uma variedade de edifícios erguidos em diferentes períodos, inclusive incorpora as estruturas remanescentes da antiga Cartuxa de Nuremberg. Infelizmente foi severamente danificado na Segunda Guerra Mundial, mas foi reerguido com base em projeto de  Sep Ruf.

De 1988 a 1993, o museu foi substancialmente ampliado, quando então acrescentou-se o Kartäuserbau“, o belíssimo hall de entrada, situado agora em Kartäusergasse .

Projeto moderno e arrojado de Jan Störmer


Passo a passo o museu no mapa e suas salas:

  • Piso térreo: Pré-história e história antiga; Idade Média; Idade Média tardia; Cultura até 1700; Armas, Arsenal e Caça; Instrumentos Musicais; Brinquedos; Departamento de impressões e Desenhos; Deutsches Kunstarchiv (o Deutsches Kunstarchiv é o maior arquivo de coleções de imóveis e legados de manuscritos relacionados à arte e cultura do mundo de língua alemã), Gabinete de Moedas; Arquivos Históricos do Museu Germânico Nacional; Museu de Artes Aplicadas e Coleção de Design.
  • Primeiro piso – Renascimento, Barroco, Iluminismo; Instrumentos Científicos; Medicina e artesanato; Arte Decorativa anterior aos anos 1800; Moda desde 1700; Brinquedos.




  • Segundo Piso – Século XX; Arte popular; Brinquedos.
  • Terceiro Piso – Século XIX; Arte Popular.


A Coleção de Brinquedos Infantis, na verdade, fica em um edifício (de 1910), que era a casa infantil paroquial de St. Lorenz, anexo do museu o edifício.

Pelas salas e os grandes destaques..

Idade Média

Relicário Shrine (1438-40)


Codex Aureus (985-991)







Claustro


Idade Média Tardia












Abadia Cartuxa de Nuremberg (Kartäuserkloster), dissolvida em 1525 e posteriormente utilizada para uma variedade de finalidades seculares até que em 1857 o que restou foi doado ao museu. Quem eram esses Cartuxos da Abadia? A ordem do Cartuxos fazia parte religião católica, fundada no século XI, cujos membros eram quase eremitas.




Segundo andar



Instrumentos Científicos



Schlüsselfelder Schiff (1502-04), de Albrecht Dürer the Elder (pai de Albrecht Dürer)?




A peça mais importante o museu é o Globo Terrestre mais antigo do mundo.



O Globo, de 1492, de Martin Behaim (1491- 1493) é uma representação do que se conhecia do mapa-mundi naquela época, já que não retrata o continente americano. Existiram outros destes, mas os outros exemplares desapareceram.


Incrível os tons das inscrições desse Globo, não?





Pinturas do Renascimento, minha parte predileta do museu, pois só os diversos Dürer já merecem a viajem até Nuremberg.



Michael Wolgemut foi o mestre de Dürer.


Maximilian foi seu patrono.






Pinturas do século XVII; artistas da Alemanha.




Barroco









São Cosme e São Damião, por Hans von Kulmback (século XV).








Sensacional esses olhares!






Lindos vestidos do século XVIII!


Arte Decorativa




Ohhh!!!



Armas, Arsenal e Caça



Endereço: Kartäusergasse, 1.


Acima, a antiga entrada do museu. Hoje, entrada da biblioteca. Abaixo, a Kartäusergasse com o Caminho dos Direitos Humanos, criado pelo artista israelita Dani Karavan. São 27 colunas de concreto branco e um carvalho onde estão inscritos artigos da Declaração dos Direitos Humanos, tanto em alemão, como na língua do país que tenha infringido um dado direito.







Gaste o menos 3 horas no museu e na saída vá almoçar/jantar no restaurante acima (detalhes aqui).

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10 às 18h e nas quartas até 21h, sendo que das 18-21h a entrada é gratuita.. Entrada. 6 euros. Free com Nuremberg Card.

Hoje fico por aqui... Inté!

Comentários