A Série Lugares Secretos que Indico vai ao Parque Superkilen, em Copenhague


De novo,em Copenhagen, vamos ver um outro Lugar Secreto e Imperdível...

Nørrebro, localizado no bairro de Mimersgade, é um local onde habitam pessoas de mais de 60 nacionalidades diferentes. E, lá se localiza o Parque SuperkilenMas, Simone, o que esse parque tem de diferente de tantos outros? Tudo. Quase tudo...





Inaugurado em 2012, o Superkilen é um projeto conjunto entre um grupo de artistas conhecido no país, o Superflex, arquitetos do Bjarke Ingels Group (BIG) e a empresa alemã de paisagismo Topotek1. A ideia surgiu porque apesar de toda a diversidade étnica da região, Nørrebro não ganhava tanta atenção quanto os outros bairros da capital dinamarquesa. Assim, ele foi projetado como uma espécie de exposição mundial para os habitantes locais, que por sua vez puderam contribuir com suas próprias idéias e artefatos para o projeto.




Estendendo-se por cerca de 750 metros ao longo de uma ciclovia e cobrindo uma área total de 30.000 metros quadrados, o parque ficou tão bacana que o projeto ganhou vários prêmios, como o Honor Award na categoria Regional & Urban Design pelo American Institute of Architects. 





Ele é dividido em três seções: a “Praça Vermelha”, bem colorida em tons de rosa, laranja, e vermelho, onde ficam os brinquedos do playground das crianças; o “Mercado Negro”, um lugar de convivência com bancos, mesas de jogos, palmeiras da China, e churrasqueiras para os visitantes interagirem; e o “Parque Verde”, com um extenso gramado para a realização de piqueniques, esportes e brincadeiras ao ar livre.








No Superkilen, há objetos que foram importados, ou copiados, de diversos designs estrangeiros, como: balanços do Iraque, escultura do Japão, bancos do Brasil, placas metálicas de Israel, placas de sinalização russas, uma fonte do Marrocos, tampas de bueiros de Zanzibar e Gdansk, lixeiras da Inglaterra, etc













Muito maneiro, não?!?

Como Chegar: saindo do entorno da estação central de trem, pegue o ônibus 5C, direção Husum Torv, e desça em Nørrebrohallen (Nørrebrogade).

Não deixem de visitá-lo, ok?!?

Bom domingo!

Comentários

Postagens mais visitadas