O melhor de Copenhague em apenas 24 horas


Bom dia, galerinha!! Quero começar esse post esclarecendo que acredito que a capital da Dinamarca merece ao menos 3 dias inteiros do seu roteiro de viagem. Mais um ou dois dias para se fazer bate-voltas. Todavia, dedico esse post para quem tem menos tempo ou, quem sabe, quer conhecer a cidade em uma escala longa. O fato é que dá sim para se ver as principais atrações de Copenhague em apenas um dia.








Eu costumo tirar o meu primeiro dia em uma cidade para "checar" logo os principais atrativos turísticos, de forma que nos dias subsequentes possa imergir no lado mais, digamos assim, local da mesma. Acho legal caminhar sem compromisso de horários e mais livre para descobrir os Lugares Secretos (que indico aqui no blog quase todos os domingos).


Então, bora ver o meu roteiro de 24 horas. Epa! Calma aí... Antes de mais nada super indico que comprem o Copenhagen Card online, no aeroporto ou na estação de trem central. Ele custa 53 euros/24 horas com trasporte incluído.





aeroporto


9h - Comece o dia com chave de ouro tomando café da manhã no Atelier September (Gothersgade 30), o preferido dos moradores de Copenhague. Aberto de segunda a sexta, das 07:30–18h; sábado e domingo, das 09–17h.






10h - Siga até o Parque Kongens Have para visitar o Castelo Rosenborg, que foi aberto ao público como museu em 1838. Você visitará os três andares do castelo mais o subsolo onde se localizam as jóias da coroa desde de 1658. No térreo, estão diversos ambientes que eram os quartos, salas e banheiro da realeza. No primeiro andar, ficam os gabinetes e outras salas. Já no segundo andar, o destaque é a sala do trono com três leões de prata, de 1670, que guardam os tronos do rei e da rainha. Nas suas paredes, pode-se admirar 12 tapeçarias que retratam as vitórias de Cristiano V na guerra contra Suécia entre 1675 e 79. Horário de funcionamento: de 2 de janeiro a 15 de abril, das 10 às 15h (segunda-feira: fechado); de 9 a 25 de fevereiro, diariamente das 10 às 15h; de 13 a 22 de abril, diariamente das 10 às 16h; de 16 de abril a 31 de maio, diariamente das 10 às 16h; de 1 de junho a 31 de agosto, diariamente das 09 às 17h; de 1 de setembro a 31 de outubro, diariamente das 10 às 16h; de 1º de novembro a 22 de dezembro, das 10 às 15h (segunda: fechado); de 26 a 30 de dezembro, das 10 às 16h; 31 de dezembro, das 10-15h. Entrada: 115 DKK.










12h - Almoce no agitadíssimo Mercado Gourmet Torvehallerne Copenhagen (Frederiksborggade 21) que mostrei aqui. Mas, antes de chegar lá dê uma paradinha na loja de design Stilleben No. 22 (Frederiksborggade 22). Quem preferir pode experimentar o famoso cachorro-quente dinamarquês no døp - Den Økologiske Pølsemand (Købmagergade 50) ou no En İyi Hotdog DOP Organic Hot Dog (Købmagergade 52) que ficam ao lado da Torre Redonda.







Passe pela principal rua comercial de Copenhague, a Amagertorv onde se localizam a loja da Lego, a Royal Copenhagen e a fantástica loja de decoração Illums Bolighus. Caminhe pela Højbro Plads.






Illums Bolighus










13:30h - Vá até a Ilha de Slotsholmen para visitar o Palácio ChristiansborgNele podem-se visitar as salas de recepção reais, a cozinha real, as ruínas e os estábulos reais (entrada com o mesmo bilhete: 160 DKK). Pode-se ainda conhecer gratuitamente a Capela do Palácio, o Museu do Teatro na Corte e o Parlamento (entrada gratuita para as galerias públicas enquanto o Parlamento está em sessão/entrada gratuita para suas visitas guiadas). Um grande destaque desse palácio (sede do parlamento dinamarquês) é a sua Torre com 106 metros, e entrada gratuita. Abre entre abril e setembro, de terça a domingo das 11 às 21h. As salas de recepção reais abrem de terça a domingo das 10-17h; a cozinha real/ruínas abrem de maio a setembro diariamente de 10-17h e de outubro a abril, de terça a domingo de 10-17h; estábulos reais abrem de maio a junho e de agosto a setembro diariamente de 13:30 às 16h, em julho diariamente de 10-17h, de outubro a abril, de terça a domingo de 13:30-16h; museu do Teatro abre terças, quartas e quintas das 11-15h, sábados e domingos das 13-16h.






Amei o Grande Hall (o maior salão do palácio, utilizado para bailes e eventos de gala), que tem as paredes decoradas por coloridíssimas tapeçarias onde se contam mais de mil anos da história dinamarquesa e do mundo!!!





Sensacional!! Ainda farei um post sobre ele...



Cozinha Real




Depois de conhecer o palácio caminhe sem ressa pela bela Ilha de Slotsholmen e aprecie os barquinhos passando, watching the beautiful people nos bares, e não percam o Marmorbroen e o Diamante Negro, nome dado à Biblioteca Real.










15:30h - Peguem o ônibus 1A em Christiansborg (Vindebrogade), direção Hellerup St., desça em Esplanaden (Grønningen), e vá à pé até o incrível Designmuseum Denmark (Bredgade 68). Abre de terça a domingo das 10-18h 9quarta fecha às 21h). Entrada: 115 DKK. 





17:30h - Passeie pelo Churchillparken, fotografe a Igreja de St Alban e siga até um dos símbolos de Copenhague: a estátua da Pequena Sereiaum presente de Carl Jacobsen (dado em 1913), um cervejeiro dinamarquês, à cidade.




A escultura feita em bronze e granito foi inspirada no conto de Christian Andersen, um dos escritores mais famosos da Dinamarca.



A estátua representa as manhãs e fins de tarde que sereia ficava sentada numa pedra olhando para a costa na expectativa de ver seu amado príncipe novamente. No conto, ela se cansa de esperar e decide fazer o seguinte acordo com a bruxa do mar: ela seria humana para sempre se o príncipe casasse com ela, caso contrário morreria. Como o príncipe se apaixona por outra mulher, para continuar viva, ela teria que mata-lo. Coisa que ela não consegue fazer, de forma que vira espuma no mar.



Depois das clássicas fotos, visite a Cidadela de Frederikshvn, chamada pelos dinamarqueses de Kastellet. Trata-se de um local simpático, com um moinho antigo e prédios baixos pintados em tons de laranja, cor típica da cidade. Assista ao pôr-do-sol lá de cima.








Ao descer, caminhe por Nyboderum dos bairros mais antigos de Copenhague e famoso por suas casinhas amarelas. 





Compre um sorvete no Hansens Is & Ice Cream Waffle Copenhagen (Store Kongensgade 93) e vá fotografar o Amalienborg, a Marmorkirken e a Casa de Ópera de Copenhague.






Cansou? Pare e relaxe no Mormors (detalhes aqui) ou no dessert bar Winterspring (Store Strandstræde 16).


Finalmente, chega-se a Nyhavn, o canal mais fotografado de toda a Dinamarca! Por ali, não faltam bons bares e restaurantes.











Bem, nosso tour acaba aqui e com chave de ouro!!


Detalhes do tour no mapa (Day 1 manhã e day tarde): 





Dúvidas?!? Deixe um recadinho.

Abração!!!

PS: Quando eu fui infelizmente o Parque Tivoli estava fechado, mas dá tempo de fazer esse tour e ainda ir à noite ao parque.

Comentários

Postagens mais visitadas