Um tour pelo SoFo, o "bairro" mais boêmio de Estocolmo


Olá, pessoal descolado! Hoje, lhes mostrarei um passeio a pé pelo cantinho mais maneiro de Estocolmo.




SoFo é uma área de Södermalm entre as ruas Tjärhovsgatan , Folkungagatan, Götgatan e Skånegatan. E, é neste retângulo que encontramos as lojas mais descoladas, os cafés mais hipsters e os restaurantes/bares mais animados de Estocolmo.




Você pode passar o dia em Gamla Stan e depois ir a pé (cerca de 10 minutos) até Södermalm no fim da tarde. Siga pela agitada Götgatan sem deixar de reparar nas lojas abaixo:



  • Ordning & Reda Papper & Design (Götgatan 21)
  • Ten Swedish Designers AB (Götgatan 25)
  • APLACE – Brunogallerian (Götgatan 36)
  • Designtorget (Götgatan 31)

Ao alcançar o Hotel Scandic Malmen (Götgatan 49-51), chegou-se ao SoFo. Se preferir, você pode chegar neste ponto de metrô, descendo na estação Medborgarplatsen.




Estando no SoFo, entre na Folkungagatan e visite a Tambur (Folkungagatan 85), uma loja de design onde sustentabilidade é a palavra-chave. Caminhe, então, para a rua mais "hipada" da região: a Nytorgsgatan. Entre na butique Acne Studios Nytorgsgatan (Nytorgsgatan 36) e na Swedish Hasbeens (Nytorgsgatan 36ª). Na esquina com a Bondegatan, pode-se fazer uma "pausa doce" na Pärlans konfektyr (Nytorgsgatan 38), que tem uma decoração fofa dos anos 30. Peça um dos seus famosos fudges que são feitos com receitas antigas e ingredientes naturais. Ao seu lado, está o retrô, e sempre lotado, Café String (Nytorgsgatan 38). Se preferir, pare mais a frente no popular e kitsch café Gildas rum (Skånegatan 79).











Bondegatan tem antiquários, lojas de design e brechós muito legais, com destaque para: 



  • Lisa Larsson Second Hand (Bondegatan 48), com trajes da década de 1930 à década de 1970;
  • Tjallamala ( Bondegatan 46), vende roupas, jóias e peças vintage de designers suecos.





Mais a frente, a visita a Stockholms Stadsmission Second Hand (Skånegatan 75) é quase obrigatória. Passe a praça e vá a modern Retro (Gotlandsgatan 76ª). Na volta, caminhe pela mega cool Södermannagatan.

Pare nas lojas:





  • Grandpa Södermannagatan  (Södermannagatan 21), onde as vezes rola DJs à tarde;
  • An Ideal for Living Stockholm AB (Södermannagatan 19), um sonho para quem curte vinil.







Na esquina, aposto que você não vai sair da retrô Coctail (Bondegatan 34) de mãos vazias.









Na Åsögatan 124, você encontrará a maior livraria de arte independente da Escandinávia. A Konst-ig Konstbokhandel é especializado em arte visual, arte do graffiti, e mesmo arquitetura brutalista. Há de tudo ali: livros, revistas e periódicos sobre temas como tricô/arte de rua européia/cubismo, capas de álbuns, design de latas de cerveja e muito mais.

Hora da Happy Hour?!? O Nada Bar (Åsögatan 140) mais a frente é uma boa opção. Todavia, sugiro que retorne um pouco e vá até o Snotty Sounds Bar (Skånegatan 90), que é tão peculiar quanto o seu nome. O bar é pequeno e acolhedor, exalando uma atmosfera indie. É muito apreciado pelos habitantes locais e é o melhor lugar para vislumbrar a multidão artística de Estocolmo. A decoração remonta aos anos 70, e os pôsteres e álbuns são altamente nostálgicos.


Esse tour termina aqui, mas no SoFo e arredores tem muito mais. Inclusive sugiro que se hospedem nesta região. Em um próximo post, mostrarei onde fiquei.





Passo a passo no mapa abaixo (Sexta tarde):





Abraços!!

PS: neste site você encontrará tudo sobre o SoFo. 

Comentários

Postagens mais visitadas