A exposição “Nordic Craft and Design” na Manchester Art Gallery
Até Novembro deste ano (e pode ser que seja
novamente prolongada), a Manchester Art Gallery apresenta uma exposição
abrangente sobre “Artesanato e design nórdicos”.
Graças a empréstimos nacionais e
internacionais, a exposição apresenta móveis, moda, iluminação, cerâmica,
vidro, metais e joias escandinavos, todos unidos pela filosofia de que um bom
design aprimora nossa qualidade de vida.
Levando os visitantes a uma excursão pela da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, a exposição apresenta itens de designers e artesãos nórdicos. Além de designers britânicos inspirados pelo estilo caracterizado por simplicidade, minimalismo e funcionalidade.
Interessantemente, as peças icônicas de Alvar Aalto, Tapio Wirkkala, Arne Jacobson e Vuokko Nurmesniemi estão expostas ao lado de peças contemporâneas de Mathias Bengtsson, Anu Penttinen, Peter Jensen e Henrik Vibskov.
Vamos ver?
É impressionante como o seu classicismo tradicional contrasta com o design moderno e minimalista em exibição.
A sala é enorme e possui tetos e paredes adornados com colunas, figuras e padrões em relevo de gesso.
Como vocês sabem, e podem ver neste post, eu adoro o estilo escandinavo. Sua abordagem inovadora e modernista, ainda que funcional e ergonômica, é certamente única. E, o melhor é que um elemento-chave no design nórdico é torna-lo acessível a todos.
Nessa exposição não se segue uma ordem cronológica. Em vez disso, os curadores pensaram “fora da caixa” e organizaram as amostras em cinco temas principais: natureza, água, cor, linha e forma. Cada um deles é introduzido por um painel de tecido estampado pendurado na parede. Assim, por exemplo, a “Folha” (1964), criação de Carola e Daniel Olsen para a Heal´s Fabrics LTD, é usada para introduzir a categoria “Natureza”.
Um dos primeiros objetos na sala é uma configuração
de mesa da marca sueca favorita de todos, a Ikea. Achei bem legal os curadores
terem dado ênfase a uma marca de conotação convencional e popular.
Luminária Artichoke, 1958, de Poul Henningsen.
Gostei muito dos elementos de moda nórdica da
exposição, com suas linhas às vezes “limpas” e minimalistas, outras um tanto arrojadas.
Os destaques são, claro: Marimekko, Vuokko e Henrik Vibskov.
Babem com esses três impressionantes vestidos,
com estampas em preto e branco desenhadas por Maija Isola (1927–2001), da marca
finlandesa Marimekko!!
Essa é a escultural "Spun Chaise Lounge", modelada com uma peça contínua de fibra de
carbono, do designer dinamarquês Mathias Bengtsson. Ela foi criada, entre 2002
e 2004, de forma inovadora a partir de uma técnica desenvolvida pela NASA.
Influenciado pela ideia de teatro, dança e movimento, uma das peças expostas
mais marcantes é o vestido “The Jaw Nuts Piece”' (em poliéster e
crepe), de Vibskov (2016). Nele o designer conseguiu combinar a arte
performática com a moda “vestível”.
O centro da sala é dedicado ao verdadeiro "coração" do design nórdico: os móveis. Os destaques são: um
porta-luvas do designer dinamarquês Finn Juhl para Onecollection (2015), com
colorido baseado na roda de cores de Wolfgang von Goethe; as cadeiras "Stuns", em vermelho e amarelo, do sueco Johan Hudlt, projetadas para
o Innovator Design; entre outros.
As cadeiras em exibição atendem a uns requisitos em comum: eficiência de espaço; funcionais e orgânicas; forma estética e bem desenhada. Outros fatores comuns que unem a coleção são: as posições baixas dos assentos; as formas ondulatórias e os designs frequentemente bulbosos, suaves e futuristas.
A estrela da exposição é mesmo a "Chieftain's Chair" de Finn Juhl. Ela é trabalhada a partir de couro preto
e nogueira e tem uma posição de assento baixa inspirada na arte moderna e
formas orgânicas. Introduzida em 1949, essa cadeira, com estilo e forma marcantes,
foi responsável pela criação da fama de Juhl como um dos pais fundadores do
modernismo dinamarquês.
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| inteligentemente projetada para oferecer uma ampla variedade de posições de assento, a cadeira icônica possui apoios de braços perfeitamente adequados para relaxar e um assento grande |
Continuando a visita, podemos ver de artigos
de vidro espumante a móveis futuristas e tecidos estampados. A cada passo uns
suspiros!!
Não foi
até a década de 1960 que designers nórdicos inovadores começaram a experimentar
cores pop, criando peças inimitáveis como a "Cadeira Panton", projetada por
Verner Panton. Inspirado nos baldes de plástico tradicionais, ele explorou
as oportunidades que surgiam com materiais novos e emergentes. Sendo a primeira
cadeira a ser moldada a partir de uma única peça de plástico, a Panton foi
vencedora de muitos prêmios internacionais e possui um status icônico na
história do design.
Com esse desenvolvimento de estilo vibrante,
surgiram as variações coloridas de designs clássicos, destacando-se a "Cadeira
Série 7" de Arne Jacobsen, de 1949.




















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