Festivais Medievais e Mercados de Natal Medievais europeus (com calendário 2026)

Nada melhor para ser transportado no tempo do que os festivais medievais europeus. Eles são muito animados com música, gastronomia de época, bebidas típicas, jogos medievais, pessoas fantasiadas e muito mais. Eu verdadeiramente amo, sobretudo quando ocorrem em cidades/vilarejos medievais e até mesmo em castelos!

Em duas ocasiões fui contemplada, ao chegar a uma cidade, com a descoberta de que estava rolando um festival medieval. A primeira oportunidade ocorreu em Valência (Espanha) e a segunda foi em Nuremberg (Alemanha). Fiquei doidinha!

Vamos ver...

Festival Medieval de Valência

O Festival/Mercado Medieval de Valência ocorre anualmente no Jardí del Túria (Jardim do Turia) em outubro, coincidindo com as celebrações do Dia da Comunidade Valenciana (9 de outubro). O evento oferece uma imersão na Idade Média com barraquinhas de artesanato, gastronomia típica, animação de rua, música e espetáculos.


Detalhes neste post.

Festival Medieval de Nuremberg

Ele é realizado no final de setembro (16 a 28 de setembro de 2026) e inclui o famoso Altstadtfest (Festival da Cidade Velha) na ilha de Schütt e arredores, onde se recria a atmosfera histórica com cerca de 60 eventos, o torneio de pescadores (Fischerstechen) no rio Pegnitz e o mercado histórico no Katharinenkloster, oferecendo gastronomia franconiana tradicional, artesanato e concertos.









Detalhes neste post

Para quem quer se programar para visitar as cidades nos dias dos eventos, abaixo os principais festivais medievais de 2026. Lembrem-se, a maioria ocorre no verão.

França

Les Médiévales de Provins (13 e14 de junho de 2026) apresenta artistas de rua, trovadores e mercados na cidade Patrimônio Mundial da UNESCO.

Suécia

Semana Medieval em Gotland (2 a 9 de agosto de 2026), famosa por sua atmosfera autêntica e palestras históricas.

Luxemburgo

Festival Medieval no Castelo de Vianden (25 de julho a 2 de agosto de 2026), com reconstituições de batalhas e cavaleiros.

Portugal

Viagem Medieval em Santa Maria da Feira (30 de julho a 10 de agosto de 2026, com abertura em 29 de julho) é um dos maiores do país, oferecendo torneios e banquetes.

Braga Romana (20 a 24 de maio de 2026).

Levada, Festival de Dança e Música Histórica (15 a 17 de maio de 2026, em Tomar).

Mercado Medieval de Óbidos (17 a 27 de julho de 2026).

Itália

Jogos dos Cavaleiros do Tirol do Sul (21 a 23 de agosto de 2026, em Schluderns), transformando a área num campo de batalha.

Monteriggioni Medievale (9 a 12 de julho de 2026) é uma celebração da história renascentista na toscana, com um banquete medieval, mercado de artesanato e música. 

Lituânia

Festival Medieval de Trakai (junho de 2026) no cenário do castelo insular, destacando o século XIV.

Alemanha

Mittelalterliche Burgfestspiele no Castelo de Ronneburg (outubro de 2026) conta com acampamentos, música e mercados.

Der Drachenstich (31 de julho a 16 de agosto de 2026, em Fürth im Wald) é o festival e espetáculo mais antigo da Alemanha. Não perca os ingressos para a apresentação noturna da derrota do dragão local pelas cidades (interpretado por um robô recordista mundial).

Escócia

Festivais do Fogo Up Helly Aa (janeiro e março de 2026, nas Ilhas Shetland), trazem o passado viking da ilha para o presente com desfiles de tochas, queima de navios, música e mercados.

Inglaterra

Festival Viking de Jorvik (16 a 22 de fevereiro de 2026 em York) é o maior festival viking do mundo e acontece ao longo de uma semana inteira, incorporando o festival do fogo e tradições do solstício de inverno, oficinas práticas, apresentações e muitas reconstituições históricas.

O Festival Medieval de Tewkesbury (11 e 12 de julho de 2026, em Tewkesbury) apresenta uma reconstituição da Batalha de Tewkesbury de 1471, durante a Guerra das Rosas, além de um mercado e um acampamento autêntico da época.

Bélgica

O Ommegang de Bruxelas (1 a 3 de julho de 2026) é um antigo desfile e procissão religiosa que continua a celebrar a história de Bruxelas e a visita do Sacro Imperador Romano Carlos V em 1549.

Áustria

Festival dos Hunos (29 e 30 de agosto de 2026 no Museu de Pré-História MAMUZ, no Castelo de Asparn an der Zaya) é dedicado a mostrar a vida dos povos nômades das estepes europeias: hunos, ávaros, lombardos e citas. Com cavalos, artesanato e música.

Estônia

Dias Medievais em Tallinn (10 a 12 de julho de 2026) transforma a cidade velha em uma ativa cidade hanseática medieval, com apresentações, um mercado de artesanato tradicional, uma vila medieval de artesãos e um torneio de cavaleiros.

Espanha

Mercado Temático de Córdoba (janeiro) é celebrado perto da Mezquita, ao redor da Torre de la Calahorra, às margens do rio Guadalquivir. Aborda períodos que vão da Roma antiga ao Renascimento. Entre os destaques estão os espetáculos musicais, de dança, malabarismo, mágica e a gastronomia tradicional, com produtos típicos como queijos, embutidos e doces medievais.

Jornadas Medievales de Ávila (setembro).

Para buscar festivais mediais na Inglaterra na data de sua viagem, pesquise aqui.

Na Alemanha, use esse site.

Em Portugal, clique aqui.

Na França, aqui.

Como eu falei a maioria dos festivais acontece nos meses quentes. No inverno, buque pelos Mercados de Natal com a temática medieval. Fui em três e recomendo, principalmente, os dois primeiros que são muito característicos e possuem diversas atividades.

Mercado de Natal Medieval de Ribeauvillé, na Alsácia, França



 


Detalhes neste post.

Mercado de Natal Medieval de Esslingen, Alemanha









Detalhes neste post.


Mittelaltermarkt, o Mercado  de Natal Medieval de Munique




Detalhes neste post.

Quem já viveu alguma experiência em um evento medieval conta para gente nos comentários.

Abração!

Comentários