Roteiro de um dia em Cascais
Oi, galera!!! Cascais é uma cidade praiana que não tem muitas atrações, na verdade, ela em si é uma atração. Calma, calma, que já vou explicar... O que quero dizer é que você não deve esperar museus, igrejas, e afins para se visitar. Na verdade, essa lindinha cidade, cheia de flores, é um lugar para flanar, ver lojinhas, tomar um sorvete, e relaxar...
Um bate-volta a Cascais, desde Lisboa, é quase obrigatório. Ela fica a apenas 40 minutos de distância. No Cais do Sodré pega-se um trem urbano, que parece um metrô de superfície, e se vai tranquilamente até o centro histórico de Cascais. Compra-se um cartão Viva Viagem, e carrega-se na categoria Zapping.. Ida e volta custa apenas 3,70€.
Recomento que tome café da manhã e passeie um pouco um Lisboa (eu fui conhecer o Largo do Intendente Pina Manique). Depois, partam para o almoço em Cascais. Para tal indico o Marisco na Praça que fica no Mercado da Vila, pertinho da estação de comboio. Quem preferir pode usar o BusCAS (passagem = 12€), e ir até a Boca do Inferno, uma espécie de gruta por onde o mar adentra. Neste caso, almoce no Mar do Inferno. Abre segunda e terça e de quinta a domingo das 12:30-22:30. Claro, que estando em Cascais, peixes e frutos do mar são os pratos a se escolher.
Depois do almoço, aproveite para visitar a feirinha de artesanato que fica ao lado. De volta ao ônibus, siga até o o Farol Museu de Santa Marta, onde criou-se um espaço de exposições nas antigas residências dos faroleiros. A seguir, vá para a Marina, onde há bares, restaurantes, e lojas.
A frente está a Cidadela, antes uma fortificação mandada edificar no reinado de João II de Portugal, hoje alberga o Palácio Museu da Cidadela e a Pousada de Cascais. Vale a pena visitar o Cidadela Art District.
Como eu falei, não há grandes atrações na cidade, então agora vá conhecer as praias deste antigo balneário real. Passeie no centrinho, e não deixe de tomar um sorvete no Gelados Santini, um ícone da cidade. Gostei bastante.
Tá afim de um drinque? Recomendo dois lugares:
- O moderninho Moules & Gin, uma marisqueira que abre segunda das 19-24h e de terça a domingo das 12:30 às 24 horas.
- O Café Galeria House of Wonders tem o rooftop ideal para curtir o pôr-do-sol e também servem almoço/jantar com pratos vegetarianos. Boa pedida, se for o seu caso, mas aviso que o local fica bem cheio.
Apesar da vida passar devagar em Cascais, uma hora o passeio acaba. E, você pode voltar à estação, ou caminhar pela orla até Estoril (cerca de 20 minutos). Neste caso, não deixe de tomar uma saideira na chique Champanheria do Atlântico by Cattier. Abre de segunda a quarta das 12:30-15:30h e das 19:30-23h; de quinta a domingo das 12:30-24h, quando há DJs desde as 20 horas.
Quem visita a cidade pela manhã pode alugar, for free, uma das bicicletas da BiCAS e seguir até a linda Praia do Guincho. Sobre esta farei outro post... Aguardem! Ou ainda, pegar o ônibus 403 até o Cabo da Roca.
Para não ser injusta, abaixo alguns lugares que podem ser visitados:
- · Centro Cultural de Cascais (Av. Rei Humberto II de Itália, S/N),
- · Museu do Mar Rei D. Carlos (Rua Júlio Pereira de Mello, S/N)
- · Casa das Histórias Paula Rego (Avenida da República 300), dedicada às obras da artista nascida em Cascais.
Mas, não aconselho, como falei em Cascais deve-se flanar.
Abaixo mapa com localizações e percurso deste roteiro.
Aquele abraço!!






Comentários
Postar um comentário