TOP 10 atrações para visitar em York, Inglaterra



Como eu contei aqui na minha retrospectiva de viagem 2019, York foi o lugar, dentre os que conheci em 2019, que mais me encantou. Com pequeno, e amuralhado, centro histórico, York é rica em cultura e atrações, localizadas nas diversas ruas medievais de paralelepípedos, que contam as histórias de seu povo. Amantes de arquitetura e decoração, também podem admirar casas-museus georgianas que ilustram o passado da cidade.

Florida, turística e animada a cidade é perfeita para um passeio de um dia.


Estando lá, o que fazer? Vamos ver as 10 principais atrações:






Na York’s Chocolate Story, você pode descobrir as histórias por trás dos mais famosos chocolates do mundo, desvendar os segredos da sua fabricação e até aprender a arte dos chocolatiers. A visita, pelos três andares, é totalmente guiada e divertidamente interativa, possibilitando-lhe uma melhor compreensão dessa cidade onde o chocolate fez história.

Mais detalhes sobre essa atração neste post.












Endereço: King's Square.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 17h.

Entrada: £12.95.



JORVIK era como se chamava a cidade na época do domínio Viking. Nessa atração, você viaja de volta a 975 d.C, o que lhe permite entender melhor essa história e seu legado para York atual. A atração se localiza em um antigo sítio arqueológico, e a exploração histórica começa com um passeio em um “carrinho”, com um áudio-guia, por maquetes em tamanho natural que representam um antigo assentamento Viking e a vida comunitária à época. Assim, com sons e até os cheiros, a Jorvik é trazida de volta a vida (essa parte não pode ser fotografada). Ao final, é possível aprender mais através da exploração da rara coleção de artefatos com 1.000 anos de idade encontrados nas escavações arqueológicas realizadas nos anos de 1970.






Na exposição, há tecidos de roupas, sapatos de couro, plantas, itens de cozinha e de beleza, moedas, etc.


Restos mortais de um homem e uma mulher foram encontrados nas escavações.





Endereço: 19 Coppergate.

Horário de funcionamento: de abril a outubro, das 10 às 17h; de novembro a março, das 10 às 16h.

Entrada: £12.50.


3. Torre Clifford

Essa imponente torre é quase tudo o que restou do Castelo de York, construído em um monte erguido por Guilherme, o Conquistador. O castelo era um complexo fortificado que compreendia uma sequência de edifícios, prisões e tribunais. Após a sua destruição pelo exército viking em 1069, ele foi reconstruído e reforçado com extensas defesas d`água, incluindo um fosso e um lago artificial. Em 1684, houve uma grande explosão que tornou as defesas militares restantes inabitáveis. Assim, o Castelo de York passou a ser usado como prisão, até 1929. Atualmente, se pode subir na Torre de Clifford.


O design de quatro lóbulos da torre é muito incomum e pode ser de origem francesa.


Há um modelo tátil no pátio que mostra como era a aparência do local.




Suba à direita para caminhar no topo da torre e ter lindas vistas de 360 graus do ponto mais alto de York.






Imagine os guardas atentos e disparando o alarme ao verem os inimigos se aproximando.



Edifícios do século XVIII que formam o Eye of York. Eles eram os Tribunais de Justiça, a prisão feminina e a prisão dos devedores. Os dois edifícios da prisão agora formam o Museu do Castelo.


Endereço: Tower Street.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 16h.

Entrada: £6.30.


4. York Castle Museum

Neste premiado, e enorme, museu da vida cotidiana, se pode apreender 400 anos da fascinante história social de York. Famoso por suas coleções de roupas, tecidos, móveis e história militar, para explorá-lo reserve ao menos duas horas. Com diversas exposições, distribuídas em dois prédios, se pode compreender melhor os nossos hábitos alimentares, moda e estilo de vida, passear pelas ruas de paralelepípedos da York da Era Vitoriana, aventurar-se nas celas da prisão que outrora abrigaram Dick Turpin, e descobrir as histórias da Primeira Guerra Mundial.






A vida na York de outros séculos.






Veja mais detalhes dessa exposição neste post.














Nem tente descobrir como são feitas as salsichas...










A Grande Guerra. Nessa secção assisti a videos muito chocantes.






Na exposição se pode ver principalmente o papel dos moradores dessa região do país no conflito.










Que triste!






Anos 60-70.














Prisão dos devedores














Dedicada a São Pedro, a Catedral de York é uma das catedrais mais magníficas do mundo; uma obra-prima em vitrais e pedras, com mais de 2.000 anos de história. Seus destaques são: a Rosácea Oeste, construída em 1338 e a Capela da Senhora onde está a Grande Rosácea Leste (terminada em 1408), a maior extensão de vitrais medievais do mundo.

Para obter as uma das melhores vistas panorâmicas de York, suba os 275 degraus da Torre Central. Quem não tiver folego para tal, pode explorar as ruínas romanas no museu interativo Undercroft, ou participe de um tour guiado gratuito.










Endereço: Deangate.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9 às 16:30h; aos domingos, das 12:30 às 15h.

Tours: de segunda a sábado, às 9/11/12/13/14 e 15h.

Entrada: £11. Igreja + torre £ 16.


Esse museu fica do outro lado do rio e pode ser alcançado, desde o centro da cidade, de trenzinho ou ônibus. Embarque na Dumcombe Place, próximo à Catedral de York e desça na porta do museu. Ele é enorme e interessante, principalmente, para as crianças. De forma, que quem tiver apenas um dia na cidade terá de escolher entre explorá-lo ou participar das atividades da York’s Chocolate Story (duração de 90 minutos).

Seus destaques são: o Mallard, com o motor a vapor mais rápido do mundo; as luxuosas carruagens da rainha Victoria; o único trem-bala japonês fora do Japão. O museu também oferece uma variedade de atividades divertidas, como palestras, passeios e shows gratuitos.

Endereço: Leeman Road.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 18h.

Entrada: £ 3.


7. Fairfax House, uma das melhores residências urbanas do século XVIII na Inglaterra.

Originalmente, ela foi a casa de inverno de Charles Gregory Fairfax, o 9º Visconde Fairfax de Emley, e da sua filha “solteirona”. Seu interior é belíssimo! Infelizmente, não se podem tirar fotografias, mas garanto que vale a pena entrar. Em cerca de 40 minutos, é possível admirar os diversos cômodos com seus magníficos tetos de estuque e a bela coleção de móveis e acessórios que revelam uma história de vida a portas fechadas na movimentada York georgiana. Empregados nos acompanham durante a visita e nos contam sobre os hábitos alimentares, a modas e os entretenimentos da época.

Endereço: Castlegate.

Entrada: £7.50.

Horários de funcionamento: de terça a sábado, das 10 às 17h; sábado, de 11 às 16h; segunda somente com de tours guiados às 11 e 14h; fechada aos domingos.

Outras propriedades que pode ser visitadas:

  • York Mansion House que abriga o prefeito de York desde 1732. Pode-se conhecer, através de tours guiados, sua coleção de ouro e prata e a linda cozinha georgiana. Endereço: St Helen’s Square. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10:30-17h. Entrada: £ 6.50.
  • Treasure’s House que é uma casa histórica que foi construída em uma das principais estradas romanas que levam de York até o norte da Inglaterra. Endereço: Minster Yard. Horários de funcionamento: diariamente, das 11 às 16:30h. Entrada: £8.70.



É uma multipremiada galeria de arte com uma coleção de pinturas do século XIV aos dias atuais, incluindo Picasso, David Hockney, LS Lowry e Grayson Perry. Há ainda as belas cerâmicas do CoCA (Center of Ceramic Art).
Endereço: Exhibition Square.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 17h.

Quem curte arte contemporânea pode ainda explorar essas outras galerias espalhadas pela cidade:

  • Art of Protest Gallery ( 16 Little Stonegate);
  • According to McGee (8 Tower St);
  • Fossgate Social (25 Fossgate);
  • Rogues Atelier (28 Fossgate).


9. Antigas muralhas e portões da cidade

Uma das coisas mais legais para se fazer em York é caminhar pelas antigas muralhas que a circundam. São mais de 3 km de muralhas romanas devidamente preservadas com 45 torres e cinco portões (Bootham Bar, Monk Bar, Walmgate Bar e Micklegate Bar).





Dois dos portões podem ser visitados:

O Micklegate Bar, que é o mais importante dos quatro portões medievais de York, abriga a Henry VII Experience, em homenagem ao primeiro rei inglês da dinastia Tudor, que assumiu o trono após a Guerra das Duas Rosas. Já, o Monk Bar abriga a Richard III Experience.


10. Os Shambles, que abrigam a The Shambles e o Shambles Market

The Shambles é a principal rua de York. E, já falei bastante sobre ela aqui.





The Shambles Tavern: um ótimo gastropub, que já ganhou vários prêmios, mas é conhecido mesmo por suas Wall of Ales.








Na sua proximidade, entre ela e a Parliament Street, encontra-se o Shambles Market, o mercado a céu aberto de York. Nele, você vai encontrar mais de 70 barracas que oferecem de tudo para todos, incluindo artesanato local, alimentos frescos, moda, flores, itens do cotidiano e muito mais!











Nesse belo edifício do século XVII fica o Gert and Henry’s, um restaurante aberto em 1929, que serve as tradicionais fish and chips e excelentes cervejas locais.






É um bom lugar para almoçar, pois os estandes oferecem culinária do norte da África, do Levante e até da América. Destaque para: Winner Winner, Los Moros, Shambles Kitchen, Tantuni Wraps e Cafe M.

Resumo da atrações:



Adicionar legenda

Várias cidades do mundo possuem aquele passe que permite a entrada em diversas atrações. Alguns valem muito a pena, outros nem tanto. O York City Pass, assim como os de Nuremberg e Tallinn, são muiiito bons!! Neste caso, além de todas as atrações acima, o passe (diário, 2, 3 ou 6 dias) dá direito ao ônibus City Sight, a um trenzinho que liga a Catedral de York ao Museu Ferroviário Nacional, e outros lugares em Yorkshire.


No mapa:





Há mais coisas legais para se fazer em York, mas pretendo fazer um post "24 horas em York" para lhes contar tudinho, ok?!?

Abraços!!

Comentários